Artigos

Dermatite atópica tem tratamento

A dermatite atópica é uma doença crônica e hereditária que causa inflamação na pele, provocando o aparecimento de lesões e coceira. A dermatite pode ocorrer em uma ou mais pessoas da mesma família, principalmente aquelas que sofrem com asma ou rinite alérgica.

Além disso, a dermatite também pode ser desencadeada por substâncias que provocam as reações alérgicas. Por isso, as pessoas que sofrem com dermatite devem evitar contato com pelos de animais de estimação, roupas com tecidos que provocam coceiras. Emoções como estresse também podem servir de gatilho para o surgimento dos sintomas da dermatite.

Um dos principais sintomas da dermatite é a coceira incômoda, mas também pode surgir lesões avermelhadas, áreas secas e descamação, especialmente nas dobras da pele. Caso não sejam tratadas, as lesões podem permanecer por muito tempo na pele.

A dermatite atópica é uma doença crônica, portanto não existe cura, mas é possível que os pacientes vivam com os sintomas sob controle através de tratamentos adequados. 

O dermatologista, especialista que costuma realizar o acompanhamento do paciente com dermatite, geralmente indica pomadas e cremes para uso durante as crises. Já nos casos mais graves, alguns especialistas orientam o uso de medicamentos via oral.

Mas existem cuidados recomendados para prevenir as crises e manter a pele bem cuidada, como a hidratação diária, uso de roupas com tecidos macios, banhos curtos com água morna e o uso de produtos de higiene com fragrâncias suaves. 

No Brasil, tramita na Câmara dos Deputados um projeto que pretende instituir o Dia Nacional da Conscientização da Dermatite Atópica, que deve ser celebrado em 23 de setembro. A ideia da data é estimular a promoção de ações de conscientização, tratamento e combate à doença.

No HBPSCS, você pode agendar suas consultas com o dermatologista e cuidar da saúde da sua pele. 

Agende sua consulta pelo WhatsApp: https://bit.ly/3JgWLP7

×