Artigos

Lesões da Cavidade Oral

O aparecimento de lesões na cavidade oral, que inclui a língua, soalho (parte lateral sob a língua), gengiva, pálato e mucosa da bochecha, é um fato razoavelmente frequente.

A lesão oral mais comum é popularmente conhecida como afta, podendo estar relacionada a quadros de stress, ansiedade, tipos de dieta e carência de vitaminas.

Lesões esbraquiçadas ou avermelhadas podem ter origem em traumas (mordedura, prótese dentária mal adaptada), fatores irritativos (álcool e fumo), queimaduras (alimentos quentes) e processos infecciosos, como a monilíase (“sapinho”), que normalmente está relacionada à diminuição de imunidade.

A presença de dor não reflete necessariamente gravidade, mas sim o tempo de existência da ferida, que deve ser examinada por um especialista quando estiver presente por mais que 3 semanas sem resolução. 

O tabagismo e o etilismo são fatores de alerta, pois aumentam o risco de tumores da boca.

O trauma repetido por próteses dentárias mal adaptadas também deve receber especial atenção, principalmente na terceira idade, pois é crescente a incidência de tumores da boca causados por essa situação.

O auto-exame da cavidade oral deve ser realizado rotineiramente em frente ao espelho e pode diagnosticar lesões em estágios iniciais.

A consulta periódica com o dentista também é fundamental, tanto para o exame da cavidade oral, como para a prevenção das lesões causadas pelas próteses.

Em casos de lesões ou feridas orais que não cicatrizam em até 21 dias procure um Cirurgião de Cabeça e Pescoço e nunca use qualquer produto sem orientação médica, pois isto pode piorar a lesão ou atrasar o diagnóstico e tratamento definitivo.

Dr. Fábio de Aquino Capelli

CRM SP 93870

Médico – Cirurgião de Cabeça e Pescoço da Beneficência Portuguesa de São Caetano do Sul.

×